terça-feira, 10 de janeiro de 2012

TEXTO DENTRO DE CONTEXTO

SHALOM A TODOS.

Certa vez Pilatos perguntou a Yaheshuah: "O que é a verdade"? Fez a pergunta, mas não esperou a resposta. Sabem por que ele não esperou? Porque se julgava dono do poder para decidir o próprio destino do Mashiach.

Agora pergunto : O que é a humildade? Antes que haja um afastamento por parte de alguns, eis que definirei a resposta: A humildade é benéfica; pacífica; não se ensoberbece; não busca glória própria. Os que falam da ação da humildade, a quantos têm ouvido? Cada um se examine a si mesmo.

A QUESTÃO SOBRE YSRAEL.

Qual Papiro, Pergaminho, Rolo, Livros da Torah ou do Tanack, dá testemunho da palavra Yashorul? Aquele que possuir tal testemunho hebraico tire uma xerox e envie para mim, então, a humildade falará mais alto no meu interior. Porém, o que falar de si mesmo sem demonstração nos escritos da Torah ou Tanack, deve entrar na humildade do reconhecimento.

O TÍTULO EL: Um dos mais antigos títulos de YHUH no Oriente próximo, expresso na convergência das alianças tribais. Encontrado mais de 250 vezes nas Escrituras antigas. Exemplos: Bereshit (Gênesis) 7: 1; 28: 3; 35: 11; Yshayahu (Isaías) 9:6; Yaheskel (Ezequiel) 10:5.

“Malki Tsedek (Melquisedeque) rei de Shalem trouxe pão e vinho, e era este Kohen (sacerdote) do El Elyon”. Bereshit (Gênesis) 14: 18.

Sabe-se que Avraham (Abraão) viveu aqui na terra cerca de dois mil anos antes do Mashiach carnal. Sendo ele um homem chamado por YHUH, aceitaria ser abençoado por um Kohen portador de um título pagão? Digo que as divindades pagãs receberam de seus adoradores a inclusão do título El, no objetivo de mostrar que seus elim (deuses) também eram poderosos. Nesses termos, o paganismo copiou o shemitismo (semitismo); e não shemitismo ao sistema pagão.

Qual é o primeiro mandamento da Torah? Ele se refere a não se ter u plural de El. Se assim não é, quero Xerox do contrário.

Em espanhol a palavra “el” representa o artigo “o”. Então dizemos: “el Eterno = o Eterno”. Mas, quando dizemos: “el Diablo = o Demônio”, o artigo el é profano? Ele indica tanto o puro como o impuro. Existem várias espécies de Pedro: O honrado; o desonrador; o bondoso; o perverso; o justo; e o injusto. Fora do honrado; do bondoso e do justo; não terás outros Pedros no teu coração, porque no meu eles não habitam.

“Porém o profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não tenho mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, o tal profeta morrerá”. Devarim (Deuteronômio) 18: 20.

Se na palavra “deuses”, na forma hebraica, de início não entra a palavra “el”, gostaria de ser informado.

RA: Baruch Rabá B’ Shem YHUH. = Bendito o que vem em nome de YHUH. Será que o “RA” incluso na palavra “RABÁ” é profano? Será que o “RA” incluso na palavra אהבה Ahavah (Arravá) representa nome pagão? Não? O “RA” de RAEL também não.

ISIS:  ISISRAEL, ou  ISRAEL? Nunca fui a favor de montagens distorcidas.

Não existe acréscimo no Tetragrama. Portanto, o nome do Eterno é י ה ו ה = YHUH. Acréscimo de vogais, são deduções carnais.  הללו יה 

A emet (verdade) quando chega dá impressão de ferir, quando verdadeiramente quer nos curar.

Ela provoca ciúmes na "verdade egocêntrica"; causa ira no que por si mesmo se faz Rabino; e provoca decepção no que sabe ensinar, mas, não sabe aprender. Esses, são os que muito falam e pouco ouvem.

Ai do homem que pensar que já é possuidor de todo o conhecimento! Cada um exerça seu dom, honrando o dom que a outro foi concedido.

Uma coisa vi debaixo dos shamaym (céus), que é quase impossível acontecer: O mestre receber a instrução do discípulo.

Mas, em todos os ensinamentos dos talmidim dos quais sou apenas um pequeno complemento, seja o nome YHUH magnificado; e que a humildade do Kadosh Rabino Yaheshuah Ha Mashiach esteja nos corações do estudioso rabinato. Amein.

Será que me é lícito perguntar? Desde que possa responder sim.


SHALOM PARA TODOS OS KADOSHIM DE YHUH.

JÁ QUE OS RABINOS TÊM SE MULTIPLICADO E OS POUCOS TALMIDIN TÊM SE DIMINUIDO, VEJAMOS QUEM SE ACHA NA JUSTA INSPIRAÇÃO DO RUACH HA KODESH.

QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA.

QUEM TEM SABEDORIA PARA ENTENDER, QUE ENTENDA.

QUEM TEM RESPOSTA PARA DAR, QUE RESPONDA.


QUANDO KAIN MATOU HEVEL, BERESHIT (GÊNESIS) 4: 16 17 DIZ QUE ELE FOI EXPULSO DE DIANTE DA FACE DE YHUH E HABITOU NA TERRA DE NODE, CONHECENDO ALI SUA MULHER QUE LHE DEU UM FILHO.

SE YHUH, NO PRINCÍPIO HAVIA CRIADO APENAS UM CASAL, ONDE KAIN ACHOU MULHER PARA DESPOSAR? O QUE DISSER QUE FOI UMA DE SUAS IRMÃS, VAI TER QUE PROVAR, NA ESCRITURA, ONDE EXISTE O RELATO DE QUE UMA DELAS O ACOMPANHOU.


QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA.

QUEM TEM SABEDORIA PARA ENTENDER, QUE ENTENDA.

QUEM TEM RESPOSTA PARA DAR, QUE RESPONDA.


ATENCIOSAMENTE,

YAHOSHAFAT BEN YAAKOV.

2 comentários:

  1. RESPOSTA SOBRE A QUESTÃO: “ONDE KAIN ENCONTROU MULHER.


    Uma das mais enigmáticas interrogativas a circular no âmbito das curiosidades é: onde Kain (Caim) encontrou mulher? Aqui a sabedoria humana tem perecido e os não prudentes têm tropeçado, por não verem que a solução desse mistério está na kadosh multiplicação criativa proveniente da palavra do Eterno YHUH. Observemos o que diz Bereshit (Gênesis) 1: 21 22.

    “E Elohym criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as sua espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie, e viu Elohym que era bom. E Elohym os abençoou, dizendo: frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares, e as aves se multipliquem na terra”.

    Ao criar os peixes de acordo com a espécie de cada um, vemos que YHUH ordenou: “Frutificai e multiplicai-vos”. O mesmo aconteceu também com as aves, quando disse: “E as aves se multipliquem sobre a terra”. Bereshit (Gênesis) 1: 21 22. No efeito da sua kadosh Palavra, peixes e aves se multiplicaram por toda extensão aquática e terrestre. A Palavra que sai da boca de YHUH volta para ele vazia? O livro de Yshayahu (Isaías) dá testemunho que não.

    Yshayahu 55: 11 – “Assim será a Palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”.

    Ora, conforme o testemunho profético houve a multiplicação dos peixes e das aves, no momento em que o Altíssimo YHUH determinou: “Frutificai e multiplicai-vos”. Nisto, a Palavra dele operou e não voltou para ele vazia.

    Com o primeiro casal humano, teria sido diferente? De maneira nenhuma! Ao ser formado do pó da terra esse passou pelo mesmo processo multiplicativo de acordo com o sábio aspecto criativo sobre os animais aquáticos e terrestres. Quando YHUH na criação do homem e da mulher instituiu a formação do primeiro casal, logicamente estabeleceu sua evolução numérica dizendo: “Frutificai e multiplicai-vos”. Bereshit (Gênesis) 1: 27 28. No momento em que essa ordem foi dada a multiplicação aconteceu, surgindo a partir dali outros casais por várias regiões, explicando por esta forma as origens do negro, conforme o continente africano; do branco conforme a Europa; e do amarelo, de acordo com o continente asiático.
    Essas raças, de acordo com a originalidade e aparência física de cada uma, vieram a ser responsáveis por outras misturas raciais. Mesmo após o Dilúvio, essas origens tiveram suas progressões por intermédio das noras de Nôach (Noé) segundo a linhagem sanguínea de seus antepassados. Três filhos; três noras; três raças. Ou os filhos não herdam também os traços fisionômicos pelo lado maternal? Tem filho que parece mais com o pai; e tem que parece mais com a mãe. Isso é comprovado cientificamente.

    ResponderExcluir
  2. CONTINUAÇÃO E RESUMO:


    Voltando à Kain ao ser banido de onde residia, nosso marcante personagem se dirigindo a YHUH disse: “Eis que tu hoje me lanças fora da face desta terra; e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra. E será que todo aquele que me achar me matará”. Eis aqui um fato que Teologia e narrativas históricas não definiram: se na terra não existiam outras pessoas além da família de Kain quem iria matá-lo? Por certo, ele não sentiria tal temor.
    Se seu medo fosse um equívoco de sua parte, YHUH não lhe teria tirado esse pensamento infundado? Sem sombra de dúvidas isso não deixaria de acontecer, pois ele seria imediatamente corrigido. No entanto, com uma direta confirmação ao temor dele, o Altíssimo YHUH decretou a sua sobrevivência, dizendo: “Qualquer que matar Kain, sete vezes será castigado”. Como esse castigo poderia ser determinado pelo Elohym Altíssimo, se na terra não existissem outras pessoas? Logo, o sinal foi posto nele como advertência a outros que na terra também já existiam.
    Outro ponto importante a ser discutido, se refere às irmãs deste amaldiçoado filho de Adam. Dentro dos escritos bíblicos não há sequer uma indicação capaz de mostrar fidedignamente a participação de alguma delas na vida conjugal desse personagem, nem tão pouco de tê-lo acompanhado quando foi expulso do lugar onde habitava. Intrinsecamente o relato demonstra ter ele conhecido sua mulher, quando chegou à terra de Nod.
    É necessário saber que a palavra “conheceu”, descrita textualmente na visão hagiógrafa conforme a Escritura, não deve ser reconhecida no sentido único de “coabitar”. Se alguma de suas irmãs fosse sua mulher, iria Kain esperar chegar numa outra região terrestre além da sua, para poder conhecê-la na forma de coabitação? Deduzo que não esperaria tanto tempo para isso. Esse requisito, sem sombra de dúvida, se revela no sentido de conhecer o desconhecido, o que com ele se deu na terra onde foi habitar, ali conhecendo a sua mulher de família estranha.
    Discordar daquilo que não se aceita não é uma tarefa difícil, mas pode se tornar uma séria complicação diante do ensinamento, do aprendizado, se a discordância não tiver como mostrar a sua razão de existir. Se Kain coabitou com alguma de suas irmãs, onde, dentro das Inspiradas Escrituras, tal fato poderá ser mostrado? E se alguma de suas irmãs o acompanhou quando ele foi banido de sua terra, onde existe a indicação evidenciada para isso? Que o visto seja mostrado; que o anunciado seja ouvido; Para que o testemunho dado não seja causa de escândalo e vergonha perante o Eterno YHUH.
    Quando fiz a pergunta por meio de alguns comentários expostos em páginas da NET, tive como objetividade mostrar que nenhum ser humano, a começar por mim, deve se achar no direito de ser conhecedor de todas as coisas. Nessa visão, cada um se contente com o que lhe é dado pela presença do Ruach distribuindo do que obteve, sem deixar de receber do que ainda não recebeu.


    Sem arrogância,

    Yahoshafat Bem Yaakov.

    ResponderExcluir